quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Marconi está entre os governadores que mais cumpriram promessas, mostra G1

O último levantamento nacional feito pelo G1, o portal de notícias do Grupo Globo, mostra que Marconi Perillo está entre os governadores eleitos ou reeleitos com os maiores porcentuais de promessas cumpridas nos mandatos que se encerram neste dia 31 de dezembro. O levantamento, divulgado neste domingo, mostra que o tucano cumpriu 37 das 44 metas estalecidas para o mandato, o equivalente a 84%.

Das 44 promessas, 25 foram cumpridas integralmente e 12 em parte. Segundo a metodologia aplicada pelo G1 no atendimento às demandas pactuadas, apenas 7 não estão entre as consideradas cumpridas parcial ou totalmente (16%). O desempenho da gestão de Marconi é superior, por exemplo, ao das administrações de Geraldo Alckmin, que não cumpriu 19%; de José Ivo Sartori (RS) e Raimundo Colombo (SC), que não executaram 30%; e Beto Richa (PR), que não cumpriu 35%.

Esta é mais uma das marcas que o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) terá de superar em seus quatro anos de mandato. O G1 prosseguirá com o levantamento nos próximos governos, que compreenderão o período entre 2019 e 2022. A aferição é anual e, no último ano da gestão, é feita no primeiro semestre (parcial para o ano) e no segundo semestre (média dos quatro anos de administração).

O detalhamento do cumprimento das promessas mostra que, em todas as áreas, Marconi cumpriu todas as principais metas pactuadas com a população na campanha eleitoral de 2014 para a reeleição. O G1 divide as promessas em 12 áreas: administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente e agronegócio, mobilidade urbana, saúde, segurança pública e turismo.