Marconi cumpre 84% das promessas de governo, mostra levantamento do G1

Marconi Perillo (PSDB) está entre os governadores com o maior número de promessas de campanha cumpridas durante a gestão entre os 27 governadores de Estados e do Distrito Federal, mostra o último levantamento realizado pelo G1 nacional em todo o País, cujos resultados foram publicados neste domingo, 30. Segundo o portal, o ex-governador de Goiás executou 84% das metas estabelecidas durante o mandato (2015-18).

Das 44 promessas apresentadas ao eleitor por Marconi na campanha à reeleição em 2014, 25 foram cumpridas integralmente e 12 em parte. Pela metodologia aplicada pelo G1 na execução das metas estabelecidas, apenas 7 não estão entre as consideradas cumpridas parcial ou totalmente (16%). O detalhamento das promessas mostra que, apesar do baixo índice de promessas não cumpridas, em todas as áreas as metas mais amplas e complexas, que consumiram mais tempo e recursos, foram integralmente executadas.

Assim, o desempenho da gestão de Marconi é superior, por exemplo, ao das administrações de Geraldo Alckmin, que não cumpriu 19%; de José Ivo Sartori (RS) e Raimundo Colombo (SC), que não executaram 30%; e Beto Richa (PR), que não cumpriu 35%. O G1 divide as promessas em 12 áreas: administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente e agronegócio, mobilidade urbana, saúde, segurança pública e turismo.