terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Caiado não tem saída: terá de conviver com a comparação diária com Marconi

O senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) assume amanhã o Governo de Goiás com uma desafio que ele terá muita, mas muita dificuldade de enfrentar: a comparação com Marconi Perillo (PSDB), o seu maior rival político.

A derrota de Marconi e o encerramento dos governos do Tempo Novo (pelo menos do que se pode chamar de uma primeira fase) não tira Caiado dessa perspectiva. Faça o que fizer, diga o que disser, Caiado terá de conduzir seu governo em meio a esse jogo de espelhos, porque o legado de Marconi é profundo, extenso, visível e incontestável.

O próprio Marconi teve de passar por esse teste em relação a Iris Rezende (MDB) quando assumiu. Obstinado e focado em deixar sua própria marca, o tucano conseguiu superar o até então maior líder político de Goiás depois de Pedro Ludovico Teixeira. Mesmo com a vitória no primeiro turno, Caiado, ao menos ainda, não superou Marconi, que segue como o maior líder político da atualidade no Estado.

Caiado não terá mesmo alternativa a não ser suportar, diariamente, a comparação com Marconi. E será por aí que seu preparo será testado de verdade.