quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Jornalismo burro: Com “reportagens” moralistas e preconceituosas sobre estrutura de Legislativos, veículos da Jaime Câmara fazem jogo de Iris e Caiado e fortalecem mandonismo dois dois coronéis políticos

Enquanto a imprensa nacional cobre com seriedade e equilíbrio o fortalecimento do Congresso Nacional com a renovação política e o fortalecimento das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado, os veículos do Grupo Jaime Câmara, que adoram arrotar sua suposta independência editorial, jogam no time do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do prefeito Iris Rezende (MDB) produzindo “reportagens” que fortalecem o mandonismo dos dois coronéis políticos.

É o que fica cristalino com a sucessão de matérias moralistas e preconceituosas sobre a estrutura administrativa da Assembleia Legislativa e da Câmara de Goiânia nos últimos dias. As duas principais casas de leis promoveram derrotas retumbantes contra Caiado e Iris na eleição de suas novas mesas diretoras, como resultado da renovação política pela qual passaram em 2016 (eleição municipal) e 2018 (estadual) e da reprodução do sentimento dos eleitores de que o Legislativo precisa se impor.

Em Brasília e nos grandes centros econômicos do País, o fortalecimento do Legislativo é visto e apresentado como sinônimo de fortalecimento da democracia, porque Parlamentos fortes são a garantia de preservação de direitos individuais. Como a 9.ª economia do País, Goiás é uma infeliz exceção à regra, pelo menos nos veículos do Grupo Jaime Câmara.