sábado , 20 abril 2024
Goiânia

Paulo Garcia, o bom amigo dos hipermercados, empresas de ônibus e imobiliárias

O PT de antigamente tratava os seus pares como “companheiros”.

O vocativo simbolizava o sentimento de fraternidade que compartilhavam nos tempos de vacas magras, de oposição. Caiu em desuso com a ascensão de Lula ao poder. Hoje, não se referem uns aos outros mais como companheiros, mas como ministros, diretores, presidentes ou superintendentes ou assessores disso ou daquilo.

Paulo Garcia é uma das figuras do PT em sua nova etapa de vida: o PT habituado ao poder, que administra sinecuras com a habilidade com que administrava sindicatos na década de 1980. Que convive com empresários e capitalistas que costumava atacar no passado recente.

Paulo é um bom companheiro, mas quem o diz não é a turma brava e aguerrida de fundadores do partido. São os donos de empresas de ônibus de Goiânia, que ontem explodiram garrafas de champagne, promoveram rega-bofes e fizeram festa para comemorar o aumento no preço da tarifa cobrada do pobre do usuário. Estão contentes porque o Paço patrocinou o reajuste para R$ 3 – a despeito dos protestos que incendiaram e paralisaram a Capital na terça-feira.

Quem atesta o bom-companheirismo do prefeito é também o dono do hipermercado Moreira, que hoje ganhou de presente a aprovação de um projeto de lei que desafetou áreas públicas municipais no setor Coimbra (rua 278 e outras) de suas destinações primitivas com o exclusivo interesse de atender o dono do hipermercado. Não há interesse público na desafetação. Muito pelo contrário: o trânsito vai ficar pior do que há está.

Paulo Garcia é companheiro fiel das empresas do setor imobiliário. Por eles, em tempo de campanha, enfrentou o desgaste de tentar viabilizar a venda de áreas verdes próximas ao Paço Municipal. O vice-prefeito, Agenor Mariano (PMDB), num acesso de sandice, tentou justificar à época dizendo que os servidores da prefeitura tinham o direito de morar perto do local de serviço. A emenda ficou pior que o soneto.

Teve a chancela de Paulo Garcia o projeto de lei que mutilou o Plano Diretor de Goiânia, autorizando a construção de indústrias – como a Hypermarcas – em áreas ambientalmente frágeis da Região Norte e a edificação de todos os tipos de prédios, com interesse habitacional e industrial (o chamado adensamento misto) em bairros pelos quais já é praticamente impossível transitar, como setor Oeste, setor Bueno e setor Sul.

Paulo é um bom companheiro, ninguém pode negar.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...