quarta-feira , 24 abril 2024
Goiânia

Pegou mal: MP agora questiona prefeitura pela chamada “Lei Creme Mel”

O site Goiás 247 também aborda mais uma polêmica do prefeito Paulo Garcia, que outra vez afronta o Plano Diretor e cria uma área de polo industrial. Fábrica de sorvetes Creme Mel, do Grupo Odilon Santos, seria uma das interessadas a se instalar na (ex) área ambiental.

 

Veja a matéria do site Goiás 247:

 

Goiás247_ O promotor de Justiça Juliano Barros de Araújo propôs ação civil pública ambiental contra o Município de Goiânia para anular a Lei Complementar n° 238/13, que alterou o Plano Diretor de Goiânia e criou, irregularmente, na macrozona rural do Alto do Anicuns, ao longo da GO-060, polo industrial empresarial e de serviços.

Em julho do ano passado, a 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia começou a apurar a regularidade do processo legislativo do projeto de lei complementar, de autoria do prefeito, que visava alterar o Plano Diretor e o processo de planejamento urbano do Município para a criação de polo empresarial na macrozona do Alto do Anicuns e os possíveis prejuízos ambientais decorrentes da alteração da área de proteção ambiental naquela região.

À época de sua discussão na Câmara de Goiânia, a mudança era chamada de “Lei Creme Mel”, devido ao interesse de um grupo empresarial que atua nos ramos de transporte, logística e alimentação em construir uma unidade no local. Em duas audiências públicas realizadas, a prefeitura defendia a criação do polo sob o argumento de que empresas estariam deixando a capital por falta de espaço para expansão, caso da indústria Creme Mel Sorvetes, pertencente ao Grupo Odilon Santos.

Na quarta-feira (22), por maioria de votos, o plenário da Câmara aprovou, em primeira votação, outro projeto de lei do prefeito Paulo Garcia que desafeta e permite a permuta de áreas públicas com a Empresa Moreira Empreendimentos/Participações e Agnaldo Moreira Costa. A desafetação das áreas públicas vai permitir a expansão do Hipermercado Moreira, no Setor Coimbra. A matéria ganhou a alcunha de Lei Moreirinha, em referência ao supermercado exclusivamente beneficiado.

O projeto do polo industrial, além de alterar a figura específica de rede hídrica estrutural, unidades de conservação e área verde, diz o MP, tinha por finalidade criar polo industrial ao longo da GO-060. “Apesar da expressa intenção de alterar o Plano Diretor de Goiânia, ele foi feito sem observar as formalidades definidas pelo Estatuto das Cidades e outras leis específicas, especialmente pela falta de estudos técnicos que embasassem a proposta, e da participação da sociedade na sua elaboração”, observa Juliano de Barros.

Em razão da investigação em andamento, o chefe do Executivo, então, pediu a restituição do projeto para “reparos técnicos” e, numa tentativa de mascarar as alterações ao Plano Diretor, encaminhou um substitutivo em que propôs a criação, na mesma macrozona do Alto do Anicuns, do polo industrial, empresarial e de serviços, com área de quase 80 hectares. Propôs também que os parâmetros urbanísticos, graus de incomodidade e demais instrumentos sejam definidos por ato do chefe do Executivo, bem como o autoriza a criar, mediante leis específicas, novos polos.

O promotor explica que o Legislativo municipal, sobrelevando as irregularidades, aprovou integralmente o substitutivo, tendo a lei sido sancionada e publicada em janeiro deste ano. “A referida lei, apesar de ter sido apresentada sem fazer menção direta a alterações no Plano Diretor, traz profundas mudanças no planejamento urbanístico de Goiânia e, certamente, vão gerar consideráveis impactos a serem sentidos em toda a cidade”, argumenta.

O MP requer liminarmente a suspensão da eficácia da lei complementar questionada, bem como dos atos administrativos, autorização e licenciamento de empreendimento, parcelamentos, obras ou atividades praticados com base nessa lei. Pede que o Município apresente todas as aprovações eventualmente realizadas tendo essa norma como base e que ele deixe de tomar tais medidas. A multa requerida pelo descumprimento da liminar é de R$ 10 mil.

Ao final do processo, pede a declaração da inconstitucionalidade incidental da referida lei, a confirmação da liminar e a condenação do Município em rever e anular administrativamente todas as aprovações, autorizações e licenciamentos efetuados irregularmente.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...