sexta-feira , 19 abril 2024
Imprensa

Site dá barrigada feia: jornalista Azenha não edita mais o blog Viomundo

É isso que dá o afã de atacar a qualquer preço, falseando a verdade e tirando conclusões apressadas.

O blog Viomundo publicou matéria, aliás totalmente equivocada, afirmando que “o governador Marconi Perillo usa recursos públicos para processar críticos”.

A nota não é nota, apenas reproduz sem comentários um post do Diário de Goiás, em que o secretário da Articulação Institucional, Joaquim de Castro, informa que o governador não processa jornalistas nem quem faz críticas, mas apenas usa do seu direito constitucional de se defender de agressões à honra processando quem atira calúnias contra ele.

O secretário Joaquim de Castro até faz uma colocação errada, que pode ter dado origem à má interpretação do blog Viomundo. Diz que “o governo não vai aceitar calúnias”. Não é o governo, é a pessoa do governador.

O Diário de Goiás, corretamente, não afirma e nunca afirmou que Marconi usa recursos públicos para seus interesses pessoais. E não usa mesmo, valendo-se de advogado particular para acionar a Justiça – mesmo porque quem processa é a pessoa, não o cargo.

Mas o Diário de Goiás gostou da manchete errada e injusta do blog Viomundo e correu para republicar no site, afirmando que a matéria “mereceu destaque nacional no blog Viomundo”, e tentando dar um brilhozinho usando o nome do jornalista Luiz Carlos Azenha, muito conhecido e respeitado.

Falso.

Luis Carlos Azenha, jornalista de prestígio, ex-correspondente da Globo em Nova Iorque, deixou o blog há mais de dois meses. E sabem por quê? Porque foi processado pelo jornalista Ali Kamel (diretor de jornalismo) e pela Rede Globo e condenado pela Justiça a pagar indenização por danos morais.

Azenha é um bom jornalista, mas cometeu o erro de desafiar a primeira decisão da Justiça e continuou atacando Ali Kamel e a Globo. Resultado: novos processos, novas indenizações à vista. Na sequência, ele deixou o comando do blog Viomundo, tornando-se colaborador eventual e voltando-se para a produção de vídeos-documentários.

Tanto o blog Viomundo quanto o Diário de Goiás, que reproduziu a manchete imputando a Marconi o crime de corrupção – usar dinheiro público para pagar processos de interesse pessoal – cometeram uma tremenda injustiça ao afirmar que Marconi cometeu a conduta delituosa.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...