“Governador Marconi Perillo tem pressa e cobra resultados da equipe”, diz jornal Opção

Análise publicada na coluna Bastidores, do Jornal Opção, desta semana:

“O governador Marconi Perillo tem aproveitando encontros com segmentos da sociedade civil para “auscultar” os humores do eleitorado. Ele faz algumas perguntas e, sobretudo, ouve com atenção o que as pessoas têm a dizer. Pergunta sobre como estão avaliando o governo e fala de seus planos para os últimos dois anos de mandato. Quando indagado sobre a reeleição, em 2014, ele pergunta o que a pessoa acha? Na semana passada, num encontro com a Associação de Jovens Empreendedores (Aje), representada pela presidente Cybelle Bretas, o tucano-chefe explanou brevemente sobre o que vai fazer. Mencionou o programa da Primeira Empresa. Ele frisou que as empresas fomentadas pelo governo do Estado, se fizerem negociações com empresas que estão começando, serão ainda mais incentivadas, com descontos nos impostos.

Aos jovens empreendedores, Marconi frisou que está fazendo reuniões semanais com superintendentes e gerentes de secretarias e agências. Ele quer saber tudo sobre como estão implementando os projetos do governo e quais são as expectativas. Ele já fez reunião com integrantes das secretarias da Fazenda, da Saúde e da Educação. O governador quer resultados de fato, sem embromação, e tem pressa. Nos governos tradicionalmente as coisas são “empurradas” e, no final, fala-se muito e faz-se pouco. O tucano-chefe quer fazer o contrário: mais ação e menos conversa.

Daqui a 13 meses, ou um ano e um mês, os secretários que quiserem disputar eleições terão de deixar o governo. Como são os de proa —  Vilmar Rocha (Casa Civil), Thiago Peixoto (Educação), Giuseppe Vecci (Segplan), Alexandre Baldy (Indústria e Comércio) —, a equipe terá de ser remontada. Por isso, Marconi tem pressa e cobra ações efetivas. A montagem de uma nova equipe — que poderia ser antecipada para dezembro — costuma dificultar a execução dos projetos. Daí sua pressa em executar os projetos.

O tucano-chefe frisa que não vai tolerar enrolação e lentidão. Quem não estiver comprometido com resultados rápido, mas de qualidade, será sumariamente afastado”.