sexta-feira , 19 abril 2024
GoiásImprensa

Caio faz matéria engolindo propaganda do PMDB e cita seis vezes informações sem confirmação

Em matéria que faz várias referências a fontes anônimas, com conjugação de verbo na condicional, o jornalista Caiado Henrique Salgado difunde na edição desta terça-feira de O Popular a versão propagandística do PMDB de que o ex-prefeito Iris Rezende teve um encontro com a “juventude” na semana passada.

Apesar do título – “Iris resiste em participar de encontros” –, a mini-reportagem é um primor em matéria de café requentado: não traz nenhuma informação nova sobre a movimentação do velho cacique peemedebista e republica, sem citar a fonte, trechos da matéria sobre o assunto que saiu no diário O Hoje.

Quanto ao “encontro com a juventude”, o blog 24 Horas já demonstrou, com fartura de fotos distribuídas pelos próprios peemedebistas, que Iris realmente teve um encontro com militantes, mas no máximo 80 deles e entre os quais pouquíssimos jovens.

Além de replicar a versão furada do PMDB, Caio – mesmo sendo a matéria curtíssima – cita três fontes não identificadas e também três vezes coloca o verbo na condicional, referindo-se a situações e a declarações que podem ou não ser reais.

 

Confira:

1 – “Iris já teria avisado…”

2 – “(Iris) teria feito críticas…”

3 – “Iris teria pedido…”

4 – “Nos bastidores, peemedebistas afirmam…”

5 – “dizem peemedebistas…”

6 – “diz um parlamentar da sigla…”