quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Com ajuda de Ronaldo Caiado, políticos fichas sujas vão poder voltar mais cedo a disputar eleições

O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, informa em seu blog que um grupo de deputados federais – entre eles Ronaldo Caiado (DEM) – está preparando projeto de lei que facilita a vida dos políticos punidos com base na Lei da Ficha Limpa.

Revela Fernando Rodrigues: “Pelo projeto, o prazo de 8 anos depois do trânsito em julgado seria reduzido. Como? Seriam abatidos desses 8 anos todo o tempo que o político já havia ficado inelegível desde a sua condenação por um colegiado até o final do processo. Quem seria beneficiado? Todos os políticos já condenados, inclusive os do mensalão, para os quais o prazo já estaria contando”.

Entre os deputados federais que vão assinar o projeto que apressa o retorno dos fichas sujas, está Ronaldo Caiado, segundo ainda Fernando Rodrigues.

O juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, afirmou ao Blog de Fernando Rodrigues que os deputados querem “dilapidá-la”. “Ela (a lei) foi feita para afetar os políticos condenados, e está afetando. Por isso eles estão reagindo”, disse.