A campanha eleitoral de 2022 entrará para a história como a mais polarizada dos últimos anos. Bolsonaro, com o discurso “Deus, Pátria e Família” prega a vitória do bem contra o mal. Seus seguidores se apossaram da camisa verde e amarelo da seleção brasileira de futebol, que pela primeira vez, em um ano de Copa do Mundo, não é símbolo da pátria de chuteiras, que em seu estado normal, estaria mais ansiosa por dribles desconcertantes, pedaladas, o grito do gol e a taça do mundo em “nossas mãos”. O “manto” vestido por Pelé, que tinha um 10, ganhou o 22. Novas regras, um novo mandamento.
Falando em dez, e nos mandamentos, a fé também foi alterada. Inventaram novo pecados. As igrejas agora são agremiações políticas, em vez do milagre da cura, vale o milagre da carabina. Quem tiver opinião contrária é tirado do templo na bala. Foi o que aconteceu no dia 31 de agosto na igreja Congregação Cristã do Brasil do Setor Finsocial, em Goiânia. Um policial evangélico não aceitou a preferência política de um “irmão da igreja” e disparou contra ele.
Entre as novas regras da chamada “bancada evangélica” está o voto de cabresto para o candidato a presidente que é de “Deus, da luz e dos anjos”, quem pensar o contrário está apoiando o comunismo e deve ser repreendido, em nome do “Senhor”.
A vinda da primeira-dama Michelle Bolsonaro a Goiânia, neste sábado (8), não foi marcada com uma visita a Vila São Cottolengo, que socorre os mais necessitados. Não. Sua missão foi se juntar aos atores políticos do momento para dizer na igreja evangélica que a disputa eleitoral é “é uma guerra espiritual, onde a gente luta contra a luz das trevas, contra o mal que quer ser instalado no nosso país.”
Lembrei de Renato Russo. Legião Urbana. “1965, duas tribos”:
Quando querem transformar dignidade em doença? Quando querem transformar inteligência em traição? Quando querem transformar estupidez em recompensa? Quando querem transformar esperança em maldição?
É o bem contra o mal. E você de que lado está? Estou do lado do bem. E você de que lado está? Estou do lado do bem com a luz e com os anjos. Mataram um menino. Tinha arma de verdade. Tinha arma nenhuma. Tinha arma de brinquedo… O Brasil é o país do futuro, país do futuro… Eu quero tudo pra cima…
Cristiano Silva
G24H