segunda-feira , 13 julho 2026
Mundo

Padre Marko Ivan Rupnik, famoso por trabalhos na arte sacra, é punido com medidas cautelares por abuso sexual

A Companhia de Jesus aplicou medidas cautelares ao padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik, de 68 anos, acusado de abuso sexual. Pelo menos nove mulheres denunciaram o padre. A queixa foi apresentada em 2021 no Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), do Vaticano.

Durante a investigação preliminar, um religioso dominicano escutou o testemunho de “várias pessoas”. E a Companhia de Jesus acrescentou que “o relatório final” dessa investigação preliminar “foi apresentado” ao Dicastério da Doutrina da Fé.

A Companhia de Jesus informou que “no curso da investigação preliminar, várias medidas cautelares foram tomadas contra o padre Rupnik: ele foi proibido de exercer o sacramento da confissão, direção espiritual e a realização de Exercícios Espirituais” e também “foi proibido de participar de atividades públicas sem a permissão de seu superior local”.

Rupnil é famoso por suas obras de arte espalhadas pelo mundo, que incluem os mosaicos das fachadas da basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Artigos relacionados

Mundo

Candidata de direita, Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru em disputa apertada

Eleições A candidata de direita, Keiko Fujimori, foi confirmada nesta sexta-feira (3)...

Mundo

Holanda registra primeira eutanásia em criança após mudança na lei

Primeiro caso A Holanda confirmou o primeiro caso de eutanásia em uma...

Mundo

Trump anuncia fim de ataques contra o Irã minutos antes do início da Copa do Mundo

Fim da ofensiva O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta...

Mundo

Propaganda do Irã mostra Cristo Redentor derrotando Estátua da Liberdade: “uma frente, uma luta”

Inteligência Artificial O governo iraniano utilizou o Brasil em uma propaganda divulgada...