terça-feira , 5 novembro 2024
Governo Caiado

Nota zero: após queda de 3% no aprendizado em português e matemática em Goiás, Caiado quer premiar alunos com melhores notas

Qualquer leigo no assunto sabe que o problema da educação em Goiás deve ser resolvido na base, não no topo. Se o aprendizado em português e matemática caiu 3%, a Secretaria da Educação deve fortalecer o ensino para quem caiu, não exaltar quem está bem, ora bolas.

Caiado (UB) disse que vai dar prêmio para quem tirar a melhor nota. Isto é idiotice. Quem tem boas notas, continuará tendo boas notas e assim sempre haverá premiados. Mas e o problema, será realmente resolvido?

O que se busca com esta ideia de jerico é fazer festa com a premiação e dar uma resposta para a mídia. Enquanto isso, os alunos que precisam de reforço, vão observar os coleguinhas que estão adiantados levarem os prêmios, mas continuarão a margem dos 3% dos que não aprenderam.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, definiu que a avaliação do aluno deve ser realizada de maneira contínua e cumulativa, priorizando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo de um período em vez das notas finais. E a secretária Fátima Gavioli sabe muito bem disso.

Premiar os ‘espertos’ é castigar os que estão com dificuldades. Claro, isso só poderia ter saído da cabeça do Caiado. Até porque a premiação não sustenta a aprendizagem de todos, apenas exalta os que ficam nos primeiros lugares de uma escala classificatória. Dessa maneira, ela nem diagnostica nem intervém para a busca da melhoria.

Cristiano Silva
G24H