Jair Bolsonaro (PL) está organizando ‘protestos’ contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos EUA, durante a visita oficial do chefe de Estado brasileiro, que começará na sexta-feira (10). Segundo uma reportagem do portal Ig, que afirma ter tido acesso às mensagens enviadas por Bolsonaro em grupos onde o ex-mandatário participa de discussões com outros radicais, no WhatsApp, a ordem do líder de extrema direita é para “fazer com ele (Lula) pior do que faziam comigo”.
Entre os principais articuladores dos “protestos” idealizados por Bolsonaro estão o blogueiro foragido da Justiça Allan do Santos e o pastor André Valadão, dono da Igreja Batista da Lagoinha. Ambos vivem nos EUA. “Tem que ir todo mundo descaracterizado e sem a camisa da seleção”, diz um dos participantes do grupo, referindo-se à ida para a porta do local onde Lula ficará hospedado, que se supõe ser a Blair House, o palacete maior que a própria Casa Branca que o governo norte-americano cede aos chefes de Estado que visitam o país.
O site Fórum publicou a informação com ironia e concluiu: “Bolsonaro quer vídeos feitos a curta distância com insultos e ataques ao petista para que, por meio de disparos em massa nas redes, crie uma narrativa para seus fanáticos adeptos de que Lula não pode sequer sair na rua no exterior, enquanto ele passeia livremente comendo frango frito, solitário e esquecido, pela Flórida.”