Durante o encontro na Casa Branca com o presidente americano, Joe Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro: “o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente (Bolsonaro) que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele continuava e começava com as fake news, de manhã, de tarde e de noite”, disse Lula. Biden riu e disse que o tema era familiar, se referindo a Donald Trump.
Lula destacou que Estados Unidos e Brasil precisam trabalhar juntos no combate à desigualdade e na tomada de decisões ambientais mais contundentes a nível global. “Se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, a questão climática não vai dar certo”, disse.
Em resposta o presidente dos EUA disse: “O Estado de Direito, a liberdade e a igualdade são valores centrais e pelos quais ambos prezamos. Os nossos valores compartilhados, e os fortes laços entre os nossos povos, fazem com que Brasil e EUA estejam na mesma página, especialmente para enfrentar a mudança climática”, disse ao revelar que era uma “honra” receber Lula de volta à Casa Branca.