Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão do cumprimento por parte da Rússia do START III, ou Novo START, o último tratado de desarmamento nuclear ainda em vigor entre a Rússia e os Estados Unidos. Isto significa que a guerra está longe de acabar, pior: com graves consequências para o mundo inteiro.
Durante seu discurso à nação Putin disparou: “se os EUA fizerem testes nucleares com um novo tipo de arma estratégica, a Rússia também fará testes” alertou. Ele também também anunciou a disponibilização de um novo tipo de armamento, mas não especificou quais sistemas haviam sido colocados em serviço, nem se seriam armas nucleares.
O presidente russo prometeu continuar com a operação militar da Rússia na Ucrânia e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA, de inflamar o conflito na crença equivocada de que poderia derrotar Moscou em um confronto global.
O presidente americano, Joe Biden, fez uma visita surpresa a Kiev nesta segunda-feira (20) e caminhou pelas ruas da capital ucraniana, cercado de forte policiamento, ao lado do presidente Volodymyr Zelensky.