Para investigar as Organizações Sociais que controlam os Hospitais Estaduais do governo Caiado e faturam milhões por mês é preciso, antes de tudo, ter ânimo para entrar em um labirinto de tráfico de influência, abuso e esquemas, que envolvem família, poder e traições.
A bola da vez é o Hospital Estadual de Urgências de Goiás (HUGO), até então administrado pela Organização Social Centro Hospitalar de Atenção Emergências Médicas (Instituto Cem), que teve seu contrato emergencial rompido com o governo na última sexta-feira (24).
Quem vai assumir o HUGO em um novo contrato emergencial? Um bastidor da Secretaria Estadual de Saúde aponta para o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), organização social gestora do Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Sobre esta OS temos um dado interessante.
A subsecretária de saúde de Sergio Vencio, Anamaria de Sousa Arruda Hidalgo, possui fortes laços com o ISG, já que foi diretora da OS, aliás, pessoa de confiança dentro do Hospital de Doenças Tropicais. Agora Anamaria está do outro lado do balcão, junto de Vencio, que em breve vai assinar um contrato milionário com a próxima OS a administrar o HUGO.