O VAR light está de volta ao Campeonato Goiano e será utilizado em todos os jogos da fase semifinal, que começam neste sábado (11). As partidas entre Anápolis e Goiás, e Aparecidense e Atlético serão monitoradas pela ferramenta.
O VAR Light foi utilizado experimentalmente em dois jogos do Goianão na primeira fase, na 9ª rodada. Os jogos foram Vila Nova 1 x 0 Inhumas no OBA e Goiás 2 x 0 Goianésia, na Serrinha. A comissão de arbitragem avaliou e aprovou a ferramenta, pedindo alguns ajustes técnicos que foram resolvidos.
A ferramenta tem um custo bem menor do que o árbitro de vídeo tradicional e conta com aparelhagem mais enxuta, sem o recurso de traçar as linhas de impedimento e sem a gravação da comunicação do árbitro de campo com o de vídeo.
A captação das imagens é feita em tempo real por 4 a 8 câmeras espalhadas estrategicamente no campo de jogo.
O VAR Light já atende outras modalidades esportivas, como o futsal, e está sendo utilizado pela primeira vez no futebol profissional nas partidas do Campeonato Goiano.
Para as duas partidas das finais do Goianão, a Federação Goiana de Futebol vai contratar o VAR tradicional, do mesmo tipo que é usado no Brasileirão e Copa do Brasil.