quinta-feira , 21 novembro 2024
Notícias

Crimes de guerra: Tribunal Internacional emite ordem de prisão contra Putin

Nesta sexta-feira (17), o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiu mandados de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, e para a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.

A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que os dois acusados são responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, afirmou que a decisão é “histórica para a Ucrânia e todo o sistema de direito internacional”.

No entanto, a Rússia já havia alertado na terça-feira (13) que não reconhece o TPI em Haia e que não reconhece a jurisdição do tribunal.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que “nem outros membros da comunidade internacional se preocuparam em prestar atenção à destruição de infraestrutura civil e assassinatos de civis cometidos por nacionalistas ucranianos em Donbass”.

Ao G1, Uriã Fancelli, mestre em relações internacionais, disse que o mandado de prisão tem valor simbólico e Putin precisaria estar em um país signatário do acordo do TPI para ser preso na prática.

Artigos relacionados

Notícias

Bolsonaro ataca ministro Alexandre de Moraes após ser indiciado por tentativa de golpe

Reação Após ser indiciado nesta quinta-feira (21) pelos crimes de tentativa de...

Notícias

Polícia Federal indicia um padre no inquérito sobre tentativa de golpe de estado

Indiciamento • A Polícia Federal (PF) incluiu o padre José Eduardo de...

Notícias

Bolsonaro indiciado: ex-presidente pode pegar 12 anos de cadeia por golpe de estado e organização criminosa

Indiciamento • A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e...