segunda-feira , 20 maio 2024
Opinião

Opinião: A audácia da OS ligada a Nizan Guanaes, guru político de Caiado, afronta a lei

Valendo-se do pretexto ‘determinação do TCE’, o governo Caiado está convertendo o Ipasgo de autarquia para privado, sem conversar com os servidores, agindo na marra.

Caiado, por sua vez, não teve a mesma iniciativa ao agir rapidamente no caso do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Organização Social ligada ao seu guru político, Nizan Guanaes, que fatura uma verdadeira bolada milionária por mês para administrar o Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

O ISG teve suas contas rejeitadas na Bahia e por força de lei não pode realizar contratos com o Estado de Goiás. Isto é lei, deveria ser cumprida. Mas está completamente ignorada por Caiado para beneficiar a OS da família de seu querido amigo.

A audácia dessa Organização Social ultrapassa todos os limites da ética. Mesmo irregular, o ISG participou de um Chamamento no Hospital de Urgências (HUGO), escondendo o documento que comprovava sua irregularidade nas contas baiana. O governo Caiado fingiu que não viu, passou pano para os ‘espertalhões’. Após a denúncia, o secretário de Saúde Sergio Vencio se viu obrigado a tirar a OS do HUGO.

Porém, a história não terminou por aí. E os contratos do HDT e da Casa de Apoio CEAP-SOL, sob controle do ISG? Segundo uma fonte na Assembleia, os dirigentes da OS foram vistos no gabinete do deputado estadual Virmondes Cruvinel, ‘amigo’ de Bruno Almeida, diretor de carreira do Instituto.

Chegou ao G24H a informação do forte lobby da família Guanaes na Alego para tentar mudar um parágrafo na lei das Organizações Sociais, e acrescentar que, em outras palavras: “quem está errado pode continuar irregular, e que a lei deveria valer somente aos futuros contratos”.

O Tribunal de Contas do Estado salvou os cofres públicos, nesta segunda-feira (27) e emitiu um parecer favorável ao cancelamento de todos os contratos do Governo Caiado com a OS ligada ao seu querido Guru, Nizan Gauanaes. Agora é com o senhor governador. Em breve voltaremos ao assunto.

Artigos relacionados

Opinião

Quanto custa a injustiça? Veja o artigo de Rodrigo Rincon no jornal O Popular

Em 2018, eu vivia um período desafiador. Trabalhava em uma assessoria de...

Opinião

Governo Caiado e a banalidade da vida – “polícia deve matar mais”, afirmou ex-comandante do COD

Os gêmeos vão nascer nos próximos dias e não conhecerão o pai....

Opinião

Professor Marcelo Garcia: Caiado sucateou a educação pública em Goiás

O Governo Caiado optou por gastos que saem dos 25% da Educação...