Na noite deste domingo (2), faleceu aos 60 anos o judoca paralímpico Leonel Filho, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações de uma infecção urinária.
Leonel, natural de Petrolina (GO), sofreu um acidente de carro em fevereiro de 1982 que o deixou cego. Mesmo com a perda da visão, ele não se deixou abater e começou a praticar judô no Joquéi Clube de Goiás um ano depois. Em 1985, descobriu a modalidade para deficientes visuais e, desde então, construiu uma carreira vitoriosa.
Com a faixa preta 3° Dan e na categoria peso pesado, Leonel foi campeão brasileiro por 27 vezes, sendo 18 consecutivas. Além disso, conquistou três títulos nos Jogos Parapan-Americanos, nas cidades de Colorado (Estados Unidos), Buenos Aires e São Paulo. Em 2005, foi vencedor da Copa do Mundo. Participou de três Paralimpíadas e conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Seul em 1988.
O velório de Leonel Filho será realizado nesta segunda-feira (3) na Capela Funerária São Paulo, localizada na Avenida T-10, no Setor Bueno.