O Atlético é o Campeão Goiano 2023, conquistando neste domingo (9) o seu 17º título na história do campeonato. Apesar de perder de virada para o Goiás no tempo normal por 3 a 1, o Dragão venceu nos pênaltis e levou o bicampeonato. Esta foi a décima decisão entre os dois times em 18 anos, com o Atlético vencendo seis vezes e o Goiás quatro.
O primeiro tempo da partida foi marcado pela pressão do Goiás e um lance polêmico logo aos seis minutos, quando Wilton Pereira Sampaio marcou um pênalti de Rodrigo Soares por toque de mão dentro da área. No entanto, a jogada foi anulada após recomendação do VAR. O Atlético abriu o placar aos 30 minutos com um gol de Luiz Fernando, mas o Goiás conseguiu empatar antes do fim do primeiro tempo, com um gol de Alesson. Fellipe Bastos, do Goiás, foi expulso nos acréscimos do primeiro tempo.
No segundo tempo, o Goiás virou o jogo com um pênalti marcado após uma jogada de Alesson para Nicolas que foi derrubado na área pelo zagueiro Emerson Santos. Vinícius bateu e marcou o segundo gol do Goiás. Aos 24 minutos, Rhaldney, do Atlético, também foi expulso. Com o mesmo número de jogadores do adversário o Goiás aumentou a pressão e marcou o terceiro gol aos 50 minutos, com um chute de Palacios.
A partida foi decidida nos pênaltis, com o Atlético levando a melhor e vencendo por 5 a 4. A última cobrança do Goiás, feita pelo lateral Hugo, foi considerada desperdiçada após revisão do VAR, pois o jogador escorregou e acabou tocando na bola duas vezes. A última cobrança do Atlético foi convertida por Bruno Tubarão, garantindo o título para o Dragão.
Foto: Ingryd Oliveira/ACG