A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Inopia, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas que atuaram em contratação pública realizada pela Agência de Meio Ambiente (Amma) do município de Senador Canedo durante o mandato do ex-prefeito da cidade, Divino Lemos.
Após extenso trabalho investigativo, foram revelados indícios de que, no ano de 2020, a Amma realizou contratação direta ilegal e superfaturada relacionada a locação de caminhões-pipa para o transporte de água potável no município de Senado Canedo. Além do superfaturamento praticado, apurou-se que o contrato previa o transporte de água potável para as regiões necessitadas pelo período de 30 dias, sendo, porém, executado em apenas 07 dias, apesar do valor pactuado ter sido integralmente pago à empresa contratada.
O prejuízo financeiro aos cofres públicos pelo superfaturamento e pagamento pelo serviço não executado pode chegar a R$ 212.500,00. Por outro lado, os prejuízos causados à sociedade canedense pela não distribuição de água potável mostra-se incomensurável.
As investigações abarcam a possível ocorrência dos crimes de contratação direta ilegal e fraude em licitações, peculato, além de corrupção ativa e passiva. Todos os mandados foram cumpridos, em Senador Canedo, com o fim de apreender aparelhos eletrônicos e documentos relacionados aos fatos e elucidar a existências de mais envolvidos, bem como, a real extensão do dano causado.
Fonte: Polícia Civil