segunda-feira , 23 dezembro 2024
Notícias

Operação da Polícia Federal apura irregularidades no sistema de regulação do SUS em Goiás

Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Troco da Troca, com o objetivo de combater fraudes nos sistemas de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia e em municípios do interior de Goiás. Cerca de 48 agentes da corporação estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão em várias cidades goianas. Servidores públicos do alto escalão, como prefeitos e secretários municipais de saúde, estão entre os alvos.

De acordo com a PF, empresas gestoras dos sistemas de saúde manipulavam o sistema de regulação através de contratos com diversas prefeituras, inserindo dados falsos para desviar a cota do Programa de Pactuação Integrada de alguns municípios em favor de outros. O objetivo era garantir favores políticos e manter as empresas contratadas pelos municípios beneficiados.

Durante as investigações, foram encontradas provas de pagamento de vantagens indevidas por parte das empresas aos servidores públicos de alto escalão, como prefeitos e secretários municipais de saúde, entre outros.

Os crimes investigados durante a operação incluem a inserção de dados falsos em sistemas de informações, corrupção ativa, corrupção passiva e fraude ao caráter competitivo da licitação.