Sim. A resposta é curta e grossa. A Operação Troco da Troca, deflagrada nesta quinta (13), foi justamente para apurar e combater fraudes nos sistemas de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) que hoje é controlada pelo governo Caiado.
A gestão e a regulação das unidades da rede estadual localizadas em Goiânia foram transferidas da Secretaria Municipal de Saúde da capital (SMS) para o Governo Caiado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em 2021. A decisão foi aprovada em uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A Organização Social Instituto de Gestão de Resultados (IGPR) assumiu a Regulação e no ano seguinte virou alvo de investigação da Polícia Civil por suspeita de irregularidades e de processos administrativos. Segundo as investigações a OS teria promovido a prática de “quarteirização”, ao subcontratar irregularmente serviços de outras empresas privadas para a saúde.
Em novembro de 2022, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Tejota, intimou o ex-secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, para esclarecer, em caráter de urgência, quais as providências o governo Caiado estava tomando para evitar o colapso no Sistema de Regulação de Saúde no Estado.
Foi um dos últimos suspiros de Sandro a frente da Secretaria. Foi quando assumiu Sergio Vencio, casado com a sobrinha do governador. Caiado, como sempre, permanece calado diante de mais uma Operação da Policial em seu governo.