O G24H antecipou de primeira sobre a jogada bilionária da montadora chinesa BYD, dos ônibus elétricos, com o governo Caiado. Montamos a linha do tempo de reuniões de Alexandre Baldy como conselheiro da montadora; uma com o vice-presidente Geraldo Alckmin e outra com Adriano Rocha Lima, secretário-geral do Governo Caiado. Em pauta: interesses da BYD.
Agora temos mais uma digital do próprio Baldy, que viajou para a China acompanhando a comitiva de Lula (PT), que além de aproximação do governo chinês, foi conhecer o interesse da BYD em comprar a Ford em Camaçari (BA), desativada em 2021.
Em Goiás, o problema da negociação com a BYD, aluguel de uma frota de ônibus para o Eixo-Anhanguera por R$ 1,5 bi, está na denúncia de ‘tráfico de influência’, já que o irmão de Baldy, Joel Braga, é secretário de Indústria e Comércio de Caiado e a negociação se dá neste cenário.
Dentro do contexto estão declarações do próprio Caiado da parceria com a BYD, que chegou a colocar ônibus elétricos para circular pela capital.