Uma professora da rede pública municipal de Caldas Novas está entre os finalistas do Prêmio Educador Transformador, que visa reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras. O concurso, que acontece a nível nacional, analisa a criatividade e inovação de docentes do país.
Ao todo, 2.897 projetos foram inscritos. Juliana Patricia Silva de Faria, 45 anos, que dá aula há 25 anos, é uma das 70 pessoas selecionadas para a fase final. Ela concorre na categoria EJA com o projeto: IncluArt: A inclusão contada pelo olhar da arte.
Ao Goiás 24h, ela explicou que o projeto teve como referência a artista deficiente Frida Kahlo, com séries de autorretrato. A professora trabalhou com os alunos oficinas de linguagens artísticas. Os estudantes puderam contar suas histórias de vida por meio de autorretratos.
“O projeto IncluArt foi importante no sentido de mostrar a potência e resistência de um deficiente, sendo que artistas como Frida Kahlo não se curvaram às suas limitações. Pelo contrário, usaram como combustível para marcar seu nome na história da arte. Os alunos, ao final do projeto e ao se colocarem como protagonistas de sua própria história por meio da série de autorretratos produzidos, perceberam o quanto também podem ser potentes”, disse a docente.
Além da professora Juliana, outros 11 projetos da região Centro-Oeste foram classificados para a etapa final do concurso. Dos 12 selecionados, seis são do estado de Goiás.
Vale ressaltar que o Prêmio Educador Transformador é fruto da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare, bem como do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae. Parte da premiação aos finalistas é a apresentação do projeto no Bett Educar em São Paulo, o maior congresso de educação e tecnologia da América Latina.
Os selecionados de Goiás são:
Educação Infantil:
Eu sou Diferente! – Flaviana Bárbara de Souza Machado – Silvânia – GO
ReciclAmar – Leyliane Alves Barbosa Borges – Palmeiras de Goiás – GO
Ensino Fundamental – anos finais:
Robótica na Escola – Déborah Risia Da Costa Tavares Silva – Campinaçu – GO
Educação Profissional:
Mundo Senai 22 – Apresentação de Trabalhos das Turmas de Aprendizagem Industrial – Gabriel Jorge Ferreira – Itumbiara – GO
Educação de Jovens e Adultos (EJA):
IncluArte: A Inclusão contada pelo olhar da Arte – Juliana Patricia Silva de Faria – Caldas Novas – GO
Educação Superior:
Projeto de Desenvolvimento de Softwares – PDS – Nicolas Magalhaes De Oliveira Sousa – Aparecida de Goiânia – GO