terça-feira , 26 novembro 2024
Notícias

Garimpeiros matam Yanomami e ferem outros dois em Roraima. Comitiva do governo federal foi enviada ao estado para acompanhar caso

Na tarde deste sábado (29) garimpeiros armados alvejaram três jovens Yanomami em Roraima. Ilson Xirixana, de 36 anos, levou um tiro na cabeça, não resistiu e morreu às 5h33 deste domingo (30). Os outros dois homens, um de 24 anos e outro de 31, foram baleados no abdome e levados inicialmente para o Centro de Referência Surucucu. Na manhã deste domingo eles foram transferidos para um hospital em Boa Vista, capital do estado.

O presidente Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, informou que alguns dos garimpeiros estavam encapuzados e “já chegaram à comunidade Uxiu abrindo fogo”.

A Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sonia Guajajara, disse pelas redes sociais que o governo enviou uma equipe composta por representantes de mais de um ministério para acompanhar o caso. “Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra três indígenas Yanomamis. Um veio a óbito e os outros dois estão sob atendimento em estado grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos”, publicou, na tarde deste domingo.

Em nota publicada pouco antes das 16 horas, a Polícia Federal informou que tomou conhecimento do ataque no começo da noite de sábado e que, na madrugada deste domingo, enviou duas equipes ao local do conflito, na comunidade Uxiu, para apurar o caso e “interromper eventuais agressões que ainda estivessem em andamento”. A ação se deu em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Força Aérea Brasileira (FAB).