Nesta sexta-feira (5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e conseguiu boas notícias aos brasileiros. Os britânicos anunciaram investimentos do país no Fundo Amazônia, que recebe doações para o financiamento de projetos de preservação da Floresta Amazônica. A expectativa é de que o Fundo receba cerca de 500 milhões de reais dos britânicos.
Coroação
Lula está em Londres para participar da coroação do Rei Charles III do Reino Unido, que será realizada amanhã (6) na Abadia de Westminster.
Aos 74 anos, Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder durante 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono britânico esperou tanto tempo para ser coroado.
Em março, Lula e Charles conversaram por telefone e trataram, principalmente, sobre questões ambientais, que tem sido uma pauta histórica de atuação do monarca. Como príncipe, Charles visitou o Brasil em quatro ocasiões, em 1978, 1991, 2002 e 2009. Em todas, ele foi à região amazônica.