O jogador de vôlei Wallace, oposto da equipe do Sada Cruzeiro, foi suspenso por cinco anos pelo Cecob (Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil) por ter feito uma incitação à violência em relação ao ex-presidente Lula em suas redes sociais. O atleta criou uma enquete para que seus seguidores respondessem se ele deveria dar um tiro no rosto do político. A punição foi considerada desproporcional pelo jogador, que afirmou estar arrependido de ter repostado a pergunta.
Em entrevista ao programa Esporte Espetacular, Wallace afirmou que “obviamente” se arrepende do post e que poderia ter evitado a situação. No entanto, o jogador considera a punição exagerada e acredita que isso pode abrir um precedente perigoso. Ele argumenta que a punição máxima no vôlei é de 12 jogos e que, mesmo em casos de doping, a suspensão costuma ser de no máximo quatro anos.
A defesa de Wallace deve recorrer da decisão junto ao CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem). O jogador também conseguiu uma liminar para atuar na final da Superliga, concedida pelo STJDV (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei). Aos 36 anos, o atleta corre o risco de ter sua carreira encerrada prematuramente caso a punição seja mantida.