Antes do sucesso na televisão a apresentadora Palmirinha Onofre passou por situações abusivas e de violência. Aos 6 anos de idade, ela deixou a casa dos pais após desentendimentos com a mãe e foi morar com uma francesa que adorava cozinhar, foi lá que ela aprendeu muito do que descobriu sobre a culinária.
Anos depois, precisou voltar para casa após a morte do pai, mas os problemas continuaram. “Eu trabalhava muito para sustentar os meus irmãos e, quando chegava em casa à noite, minha mãe fechava a porta para eu não entrar”, contou em uma entrevista.
Aos 16 anos, ela foi vendida para um fazendeiro, mas conseguiu fugir com a ajuda de um parente. “Eu entrei na casa e tirei a roupa para tomar banho para vestir a camisola para dormir e trabalhar no dia seguinte. Neste momento, o homem então estava na cama e eu comecei a gritar”, relatou. Ela foi salva na época por uma tia.
Aos 19 anos, a apresentadora se casou para poder sair de casa, mas nada saiu como o previsto. Isso porque ela viveu um relacionamento abusivo por quase 20 anos. Até agressões físicas ela sofreu enquanto era casada.
Muito dedicada às filhas, ela disse que aguentou o relacionamento porque na época uma separação era mal vista pela sociedade. O drama só foi superado após a sua mão para doces e salgados render dinheiro suficiente para que ela sustentasse as filhas”.
Vovó Palmirinha nasceu aos 63 anos de idade no programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes. Deepois de muito sofrer nessa vida, a mulher venceu mais uma batalha e virou uma apresentadora de grande sucesso em 1994 após uma parceria com Ana Maria Braga no programa Note & Anote e acabou ganhando o próprio horário na TV, que durou 5 anos. Em 1999 foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, onde permaneceu por mais de 11 anos.
Em seguida, ela foi para o canal fechado Bem Simples/FOX Life, onde apresentou o Programa da Palmirinha até 2015. Em 2017, ela participou do especial “Internet: O Filme”. Seu último trabalho na TV foi em 2019, quando foi jurada do reality “Chef ao Pé do Ouvido”, da GNT. A apresentadora coleciona participações em programas de TV, dentre eles, Mais Você, Programa do Jô, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial e The Noite.