sábado , 27 abril 2024
Opinião

Opinião: Ministério Público fiscaliza manipulação de resultados no futebol. Vai fazer o mesmo na manipulação de vidas na Educação em Goiás?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), pessoas com 15 anos ou mais que não completaram o ensino fundamental e com 18 anos ou mais que não finalizaram o ensino médio estão aptas para se matricularem voluntariamente no programa de educação de jovens e adultos (EJA).

Uma das propostas da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular e o ensino médio pode ser concluído em um ano e meio.

Em Goiás, o governo Caiado decidiu manipular o futuro de quase 10 mil adolescentes, a partir de 14 anos de idade, transformando as unidades em que estudam em programa de educação de jovens e adultos (EJA). Isto significa que o governo vai tomar 1 ano e meio de aprendizado desses jovens, que automaticamente sofrerão as consequências na hora do vestibular. Qual o motivo?

O Goiás24horas recebeu uma denúncia que explica porque o governo Caiado decidiu manipular o processo de aprendizado desses jovens. A senha é: IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

No governo Caiado a Educação em Goiás despencou no IDEB principalmente em Português e Matemática. Como não existe nenhum plano ou estratégia para subir a pontuação do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o governo Caiado decidiu ‘trapacear’ o IDEB: transformar adolescentes em adultos e colocá-los na modalidade de ensino que não é acompanhada e medida pelo MEC. Assim o número de alunos com dificuldade de aprendizados será reduzido. Uma estratégia da política fascista, que corta oportunidades democráticas para fortalecer o líder, no caso Caiado, que irá se gabar com o resultado do IDEB.

Diante de tal manobra medonha, que poderá interferir no futuro de quase 10 mil adolescentes em Goiás, forçados a estudar em um curso para adultos, fica a pergunta ao Ministério Público, que nesta semana ganhou protagonismo nacional com a denúncia de manipulação de resultados no futebol: vai fiscalizar a manipulação de vidas na Secretaria da Educação de Caiado, para obter vantagens políticas com os resultados no IDEB?

Cristiano Silva
G24H

Artigos relacionados

Opinião

Piada: Caiado tenta minimizar superfaturamento de R$ 62,5 milhões em seu governo: ‘falha de caráter’

Sobre caráter o jornalista Carlinhos Oliveira escreveu certa vez um texto que...

Opinião

Delegada Sabrina Leles tem mãos sujas com a lama da perseguição do governo Caiado

O Sumo Sacerdote Caifás era uma pessoa que não media esforços para...

Opinião

Gracinha Caiado tenta fazer politicagem com celulares do governo Lula enviados aos Conselheiros Tutelares

O oportunismo da dona Gracinha Caiado na distribuição dos aparelhos celulares enviados...