O Goiás deu um importante passo rumo ao título inédito da Copa Verde 2023 ao vencer o Paysandu por 2 a 0 no jogo de ida da final, realizado nesta quarta-feira (17) no Estádio Mangueirão, em Belém. Com a vitória, o time esmeraldino entra em campo na partida de volta com uma vantagem confortável, podendo até perder por um gol de diferença para levantar o troféu.
A partida foi marcada pelo equilíbrio entre as equipes desde os minutos iniciais. Aos 3 minutos, o Goiás teve sua primeira chance de marcar com o atacante Alesson, que cabeceou para fora. O Paysandu respondeu aos 20 minutos, quando Gabriel Davis pegou a sobra de um escanteio e chutou para fora. Aos 22 minutos, o volante Paulo Henrique, do Paysandu, errou na saída de bola, permitindo que Alesson roubasse a bola, driblasse um zagueiro e chutasse para a defesa de Gabriel Bernard.
O Paysandu chegou a balançar as redes aos 32 minutos, com Mário Sérgio. No entanto, após consulta ao VAR, o árbitro anulou o gol, assinalando um toque de mão de Bruno Alves em dividida com Bruno Melo na construção da jogada. Aos 43 minutos, o Paysandu teve outra grande chance de marcar com Mário Sérgio, que dominou no peito e chutou forte, obrigando Marcelo Rangel a fazer uma boa defesa.
Na segunda etapa, aos 9 minutos, Matheus Peixoto foi derrubado na área do Paysandu pelo zagueiro Naylhor, e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante cobrou, mas o goleiro Gabriel Bernard defendeu. No entanto, no rebote, Maguinho se antecipou e mandou a bola para o fundo do gol, colocando o Goiás em vantagem por 1 a 0. Esse foi o quarto gol do lateral na temporada.
O Paysandu saiu em busca do empate, o que acabou abrindo espaços para os contra-ataques do Goiás. Aos 27 minutos, Palacios cobrou uma falta perigosa, mas Gabriel Bernard fez uma boa defesa. Já aos 42 minutos, o Goiás ampliou sua vantagem. Hugo cruzou, a defesa do Paysandu afastou, Felipe chutou e Philippe Costa desviou para o fundo das redes, garantindo o 2 a 0 para os esmeraldinos. Nos acréscimos, Wendell teve a oportunidade de marcar o terceiro gol do Goiás, mas acabou desperdiçando.
Foto: Rosiron Rodrigues/GEC