domingo , 20 abril 2025
Notícias

Notícias do Campo: preços ao produtor rural seguem em queda. Em Goiás ainda tem a taxa do Caiado

Em Goiás a situação do produtor rural é um pouco mais dramática do que a dos outros empresários do Agro no país. Caiado criou a taxa do Agro e tem tomado parte do lucro dos agricultores. Diante da queda dos preços, as coisas pioram ainda mais.

Em abril, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) caiu 4,8% frente a março, em termos nominais. Esse resultado reflete, essencialmente, o desempenho observado para o IPPA-Grãos (-10,2%), tendo em vista que os demais grupos de alimentos avançaram – IPPA-Pecuária (0,1%), IPPA-Hortifrutícolas (1,4%) e IPPA-Cana-Café (2,5%).

Também de março para abril, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, recuou 1%, indicando que os preços agropecuários recuaram frente aos industriais da economia brasileira. No cenário externo, houve alta de 0,6% dos preços internacionais dos alimentos (FAO) e queda de 3,6% da taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen. No acumulado do ano, o IPPA/CEPEA registra retração de 9,3%, sendo essa variação bem superior à observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, que foi de 0,6%.

Na mesma comparação, houve queda de 13,6% dos preços internacionais dos alimentos, e alta de 0,7% da taxa de câmbio nominal. Nesse sentido, nota-se que o comportamento do IPPA/CEPEA converge para aquele observado pelos preços internacionais dos alimentos, levando em consideração, ainda, as variações cambiais.

Artigos relacionados

Notícias

Polícia prende três jovens que planejavam transmitir assassinato de morador de rua ao vivo

Operação Desfaçatez • Três jovens foram presos no domingo (20), no Rio...

Notícias

Goiânia enfrenta caos na saúde, aponta TCM, e Mabel na Europa. É mole?

Saúde caótica • Um relatório do Tribunal de Contas dos Municípios de...

Notícias

Justiça rejeita ação da “Lava Jato do Cerrado” e defesa aponta abusos da Operação Decantação

Sem provas • A Justiça Federal julgou improcedente uma das ações por...