A atriz Christiane Torloni gravou um vídeo experimentando um aperitivo ‘diferente’ e exótico para muita gente: um coró conhecido como gongo, ou bicho-do-coco. Você tem coragem?
O Gongo é uma das iguarias tradicionais do Maranhão, a farofa com coró contém alto teor de proteína e pode ser consumido frita ou até mesmo cru. Outras regiões também fazem uso da iguaria, como no interior do Amazonas, onde a utilização acontece como isca de pesca ou alimentação em treinamento de sobrevivência na selva.
Popularmente conhecido como tapurú no Amazonas, é possível encontrar as seguintes nomenclaturas em outros estados: bicho-do-coco, gongo, congo, morotó e coquinho. O bicho é uma larva de besouro da família dos bruquídeos, que se desenvolve dentro do fruto de várias espécies de palmeiras, dentre elas, as mais comuns: de coco, babaçu, dendê e macaúba.
Por seu alto teor de proteína, o gongo é consumido pelos guerreiros de selva nos treinamentos e situações de sobrevivência. No interior do Maranhão, costuma-se fritar os bichinhos e fazer farofas com farinha de mandioca – ou acrescentá-los ao arroz depois de fritos.
No vídeo, Christiane Torloni comeu com gosto e aproveou. Veja;