O Governo Federal lançou um edital para a contratação de 5.970 profissionais para o novo Programa Mais Médicos. As inscrições estarão abertas a partir de sexta-feira, dia 26, e se estenderão até o dia 31 de maio.
O objetivo do programa é ampliar o acesso à saúde em regiões onde há escassez de médicos, proporcionando atendimento de qualidade para a população. Nesta nova fase, médicos brasileiros com registro no país terão prioridade na seleção. No entanto, o programa também está aberto a brasileiros que se formaram no exterior ou estrangeiros, que poderão atuar em vagas não ocupadas desde que obtenham o Registro do Ministério da Saúde.
As vagas estão distribuídas em 1.994 municípios de todo o país, abrangendo áreas urbanas e rurais que enfrentam dificuldades no provimento de médicos. O estado de Goiás será contemplado com 188 vagas. Os profissionais selecionados receberão uma bolsa-formação no valor de R$ 12.385 por um período de 48 meses, sendo prorrogável por mais quatro anos. Além disso, terão direito a auxílio-moradia e auxílio-alimentação, seguindo as normas estabelecidas por cada cidade onde irão atuar.
Segundo o Ministério da Saúde, o edital foi aberto para recompor vagas ociosas que surgiram nos últimos quatro anos, a fim de suprir a demanda por serviços médicos em diversas localidades.
Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no programa, e a expectativa do governo é selecionar os novos profissionais o quanto antes, para que eles possam começar a trabalhar já no fim do mês de junho.
Foto: Ricardo Stuckert/PR