O Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou punições ao Valencia Football Club devido a incidentes de racismo ocorridos durante uma partida contra o Real Madrid. O setor da arquibancada conhecido como “Mario Kempes” será fechado por cinco jogos como resultado dos atos racistas cometidos por torcedores do clube contra o jogador brasileiro Vinicius Junior. A decisão do Comitê de Competição também inclui uma multa de 45 mil euros (cerca de R$ 241 mil) ao Valencia.
Além disso, a entidade decidiu anular o cartão vermelho aplicado a Vinicius Junior. Com a anulação do cartão vermelho, o atacante do Real Madrid está disponível para jogar na partida contra o Rayo Vallecano, nesta quarta-feira.
Essa é a primeira vez que o Comitê toma uma decisão de punição após nove denúncias de racismo envolvendo Vinicius Junior nos últimos anos na Espanha.
O Comitê de Competição criticou a postura do árbitro de vídeo, Iglesias Villanueva, ao justificar a anulação do cartão vermelho. No lance, o VAR ignorou as imagens do jogador brasileiro recebendo uma “gravata” de um jogador do Valência e pediu a expulsão do atacante.