Goiás e Paysandu decidem nesta quarta-feira (31), a décima edição da Copa Verde. A partida será realizada às 20h, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. O time esmeraldino busca o título inédito para o clube e, ao mesmo tempo, almeja colocar o nome do estado de Goiás pela primeira vez na lista de campeões dessa competição regional, que engloba equipes das regiões Norte e Centro-Oeste, com a participação do Espírito Santo, do Sudeste. Essa conquista também marcaria o retorno do Goiás ao lugar mais alto do pódio, já que o clube não conquista um título há cinco anos, desde o Goianão de 2018.
O Goiás chega à final com uma vantagem considerável. No jogo de ida, em Belém, venceu o Paysandu por 2 a 0, com gols de Maguinho e Philippe Costa. De acordo com o regulamento, o Goiás pode perder por até um gol de diferença para levantar a taça. Por outro lado, o Paysandu precisa vencer por, no mínimo, três gols de diferença para conquistar o título no tempo regulamentar, ou por dois gols para forçar uma disputa por pênaltis.
Além do título e do prestígio regional, o campeão da Copa Verde 2023 garante uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Além disso, a conquista abre espaço para mais um participante do estado na próxima edição da Copa do Brasil. No caso de o Goiás sagrar-se campeão, o Anápolis será o beneficiado, por ter terminado o Goianão 2023 na quarta colocação. Caso o Paysandu conquiste o título, o Cametá, quarto colocado do Paranaense, garantirá a vaga na próxima Copa do Brasil.
No que diz respeito aos desfalques e retornos das equipes, o técnico do Goiás, Emerson Ávila, não poderá contar apenas com o meia Diego, que não foi inscrito na Copa Verde. No entanto, o atacante Vinícius se recuperou de uma lesão e está à disposição para a partida. Já o técnico do Paysandu, Marquinhos Santos, enfrenta uma série de problemas, uma vez que alguns reforços chegaram após o prazo final de inscrições para a competição, e outros atletas foram dispensados após a eliminação do estadual no final do mês passado. Ao todo, cinco titulares estão fora do confronto.