domingo , 24 novembro 2024
Notícias

Rádio CBN: Fabiana Pulcineli compara eleição antecipada de Bruno Peixoto a caso idêntico na Assembleia do Tocantins. Lá o STF suspendeu o resultado

Nesta sexta-feira (2) a jornalista Fabiana Pulcineli da rádio CBN trouxe ao debate um tema que deixará o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), com a pulga atrás da orelha: a ilegalidade na reeleição antecipada.

No Tocantins o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eleição antecipada da mesa diretora da Assembleia Legislativa para os dois biênios da legislatura. A decisão também suspende a eleição realizada em fevereiro deste ano em relação ao segundo biênio da legislatura 2025/2026. A liminar foi deferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7350 e será submetida a referendo do Plenário.

A eleição suspensa ocorreu em 1º de fevereiro deste ano, e a possibilidade de escolha da mesa para os dois biênios no início de cada legislatura (de quatro anos) foi introduzida no artigo 15, parágrafo 3°, da Constituição estadual pela Emenda Constitucional estadual 48/2022. A ação foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sob o argumento, entre outros, de que a mudança compromete o princípio democrático da contemporaneidade das eleições.

Para o ministro Dias Toffoli, a concentração de eleições distintas para os mesmos cargos em um único momento compromete a renovação política.

Em Goiás Bruno Peixoto foi reeleito para o próximo biênio da Mesa Diretora no dia 16 de maio.

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...