terça-feira , 18 fevereiro 2025
Notícias

Alô Caiado: força tarefa do CNJ aponta falha grave nos presídios femininos. Sem atendimento ginecológico detentas grávidas e bebês correm ‘riscos’

A força tarefa do Conselho Nacional de Justiça relatou, após vistorias em 19 unidades prisionais de Goiás, que as mulheres gravidas que cumprem pena em regime fechado correm sérios riscos, pois o governo descumpre a lei e não existe acompanhamento especializado para elas. O Item 28 do relatório mostra a precariedade que mães e bebês são submetidas. Veja:

28. Em unidades femininas, falta ginecologista e inúmeras foram as mulheres que estavam visivelmente grávidas ou que relataram estado gravídico, mas que não tinham realizado teste de gravidez, não sendo, por essa razão, consideradas grávidas pela administração, o que impossibilita o pré-natal e a aplicação da Resolução CNJ no 369. Ademais, há notícia de procedimentos físicos (de revista) a que são submetidas essas mulheres e que podem acarretar riscos diretos à gravidez que apresentam.

A Resolução CNJ n. 369/2021, citada no relatório, estabeleceu diretrizes alinhadas às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), com orientações práticas para subsidiar tribunais e magistrados a encaminhamentos diversos da privação de liberdade para gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças e pessoas com deficiência, tanto no campo penal quanto no socioeducativo.

As autoridades judiciárias devem identificar e documentar informações sobre essas pessoas, além de listar elementos para facilitar a tomada de decisão, incluindo propostas de entrevista às pessoas custodiadas.

Em Goiás, porém, o governo Caiado não oferece assistência médica básica, como ginecologista. Sem o teste de gravidez, fica impossível documentar ou identificar essas mulheres.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: homem é espancado e tem corpo jogado em lago de Bela Vista

Homicídio Um homem, de 49 anos, foi morto após ser espancado e...

Notícias

Câmara de Goiânia, no ritmo da Alego, depois de aumento de regalias, quer criar 40 novos cargos de chefia

Proposta • A mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia apresentou um...

Notícias

Homem que anotava mortes das ex-namoradas é condenado a 28 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Goianira

Condenação • Tribunal do Júri de Goianira condenou o ambulante Jesus Pereira...