terça-feira , 19 novembro 2024
Notícias

Brasileira presa com cocaína na Indonésia se salvou da pena de morte, mas vai cumprir pena de 11 anos

Manuela Vitória de Araújo Farias, de 19 anos, foi condenada pelo tribunal da ilha indonésia de Balia a pena de 11 anos de prisão por tentar entrar no país com mais de 3,5 kg de cocaína em janeiro. Além disso, ela terá que pagar a multa de 1 bilhão de rúpias indonésias (cerca de R$ 330 mil reais) que, “se não for paga, será substituída por mais um ano de prisão”.

A lei do país sobre entorpecentes e psicotrópicos, que proíbe a “produção, importação, exportação ou distribuição” desse tipo de substância.

A brasileira poderia ser condenada a uma sentença que poderia variar de cinco anos de prisão a prisão perpétua e até pena de morte.

Pena de morte

Em 2015 o brasileiro Rodrigo Gularte foi executado por um pelotão de fuzilamento no complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 quilômetros da capital Jacarta. Rodrigo Gularte foi preso em 2004 ao tentar entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em prancha de surfe. Um ano depois, ele foi condenado à morte. Na prisão, ele desenvolveu problemas mentais. O brasileiro foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide e, apesar dos inúmeros pedidos de autoridades brasileiras e da família de Gularte para interná-lo em um hospital psiquiátrico, o governo da Indonésia rejeitou os pedidos.

Artigos relacionados