Em uma entrevista desastrosa ao jornal O Popular nesta sexta-feira (9), o Secretário de Saúde Sérgio Vencio afirmou que as Organizações Sociais do governo Caiado passarão por “Operações Policiais” nos próximos 60 dias. Disse com uma naturalidade estranha, como se essas OSs nunca fossem braços do próprio governador.
Tomara que a polícia aperte o cerco mesmo, e que as OS abram seus bicos e contem detalhes sobre as relações ‘não republicanas’ com deputados governistas, com gente graúda do Palácio. As quantias gastas durante a CPI da Saúde. Tem gente querendo colocar a boca no trombone. Que investigue os tráfico de influência entre os irmãos Vencio, o casal Prudente e a OS AGIR. Que apure a relação da subsecretária com o Instituto Sócrates Guanaes, que mesmo fora da lei está faturando milhões no HDT, aliás, essa OS ISG tem no comando o irmão do guru político do próprio governador e parece receber como recompensa este contrato totalmente irregular. Será lindo ver o circo pegar fogo.
O grande absurdo de tudo isso é ter que explicar sobre a incompetência do governo em ‘fiscalizar’ as supostas fraudes das OSs com empresas de fachada. Na boca de Vencio prevaricação tem outro nome, agora é ‘modelo de gestão’. Se eu fosso o secretário trataria de comprar bastante óleo de peroba.
Prevaricação: Crime contra a administração pública. O código penal diz no Art. 319: “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. Aliás, o Crime contra o sistema financeiro, uma espécie de prevaricação, está previsto no art. 23 da Lei 7.492/1986.
O governo Caiado deixou de fiscalizar as OSs durante 4 anos e meio, e agora vem o Sergio Vencio, com a cara mais lambida do mundo e diz que fomos roubados em jogadas fraudulentas, que o Caiado deixou correr frouxo, mas não tem culpa. Porém a polícia vai quebrar o pau contra as OSs. É mole?
Cristiano Silva
G24H