terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

(Legado de Caiado) alô usuários do Ipasgo: ANS autoriza reajuste de até 9,63% para planos de saúde

Com a privatização feita pelo governo Caiado, o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde) deixa de ser uma autarquia e vai seguir as regras da Agência Nacional de Saúde (ANS) e passa a ser como qualquer outro plano de saúde.

Na última segunda-feira (12) tivemos uma amostra do que vem por aí; a ANS autorizou o reajuste de até 9,63% dos planos de saúde individuais. O limite é válido para a aplicação entre maio de 2023 e abril de 2024, de acordo com o mês de aniversário do contrato. O índice está sendo divulgado com um mês de atraso e será aplicado retroativamente nos contratos que deveriam ter sido reajustados em maio.

No caso dos planos individuais, a taxa máxima de aumento anual é limitada pela ANS. Nos coletivos, há uma livre negociação entre contratantes e operadoras, o que pode levar a índices muito maiores do que o determinado pela ANS. Os contratos de adesão, tradicionalmente, concentram os maiores percentuais de reajuste.

O aumento por mudança de faixa etária ocorre de acordo com a variação da idade do consumidor. Há dez faixas previstas: até 18 anos; de 19 a 23 anos; de 24 a 28 anos; de 29 a 33 anos; de 34 a 38 anos; de 39 a 43 anos; de 44 a 48 anos; de 49 a 53 anos; de 54 a 58 anos; e 59 anos ou mais.

O Ipasgo precisava ser privatizado? Não. Bastava que o governo Caiado o respeitasse como autarquia, que deixasse de meter a mão no dinheiro descontado dos servidores e repassasse integralmente.

A verdade é que no futuro bem próximo, reajustes como este serão frequentes para os usuários do Ipasgo. E este é sem dúvida o grande legado do governo Caiado: arrebentar com um dos patrimônios dos goianos, que ainda se apegavam ao plano de saúde.

Artigos relacionados

Notícias

Policiais são agredidos com cadeiradas por familiares de um suspeito após abordagem em Itapoã (DF)

Fato • Familiares de um suspeito de dirigir em alta velocidade agrediram...

Notícias

Pergunta do dia: juntando os dois, dá um político meio honesto? Ambos caíram na mira da PF

Fato • Sandro Mabel e Leandro Vilela, duas “raposinhas” Sandro Mabel e...

Notícias

Goiás violento: homem é agredido com uma foice após discutir com o vizinho em Goiânia

Fato • Uma discussão  entre vizinhos por conta de uma fumaça vinda...