Nesta quinta-feira (15), o site português especializado em estatísticas de futebol, Goal Point, divulgou o ranking dos melhores treinadores da temporada 2022/23 em Portugal. No primeiro lugar ficou Armando Evangelista, recentemente contratado pelo Goiás. O portal realiza essa avaliação há nove anos. Evangelista entra em uma que tem entre os premiados dois nomes bastante conhecidos no futebol brasileiro: Jorge Jesus, ex-treinador do Flamengo, premiado na temporada 2014/15 pelo Benfica, e Abel Ferreira, atual comandante do Palmeiras, o melhor da temporada 2017/18 pelo Braga.
Armando Evangelista comandou o Arouca, que terminou o campeonato português na 5ª posição, com 54 pontos. Esse resultado garantiu ao clube uma classificação inédita para a UEFA Europa Conference League. O “Mister” superou o alemão Roger Schmidt, do Benfica, que sagrou-se campeão português, e Artur Jorge, do Braga, que levou a equipe ao terceiro lugar na competição nacional.
Além do sucesso na Liga, Armando Evangelista também se destacou nas copas nacionais. Na Taça de Portugal, sua equipe chegou às oitavas de final, sendo eliminada pelo Porto. Já na Taça da Liga, o treinador conduziu o Arouca até as semifinais, onde foi eliminado pelo Sporting, um feito notável para um clube de menor expressão.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que Armando Evangelista recebe o prêmio de treinador do ano. Ele já havia sido eleito duas vezes na Segunda Liga, uma pelo Arouca na temporada 20/21 e outra pelo Penafiel na temporada 17/18. Agora, ele conquista o feito inédito no primeiro escalão do futebol português.
A metodologia utilizada pelo site Goal Point na elaboração do ranking dos melhores treinadores é baseada em pontuações atribuídas jogo a jogo. São levados em consideração fatores como a probabilidade de vitória, empate ou derrota em cada partida, com base nas probabilidades definidas pelas casas de apostas. Além disso, cada competição possui um peso específico na pontuação.
Foto: Rosiron Rodrigues/GEC