O presidente Lula (PT) lamentou o ataque em um colégio estadual em Cambé (PR) nesta segunda-feira (19), que deixou uma jovem morta e outro em estado crítico de saúde.
Nas redes sociais Lula escreveu:
Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que há em “larga escala” no Brasil essa “apologia à violência que está hoje na palma da mão da nossa juventude pelos smartphones, pelos tablets e pela proliferação irresponsável de mensagem de violência e ódio na internet, derrubando às vezes os esforços das famílias”.
A fala de Dino foi feita em meio ao esforço do governo federal de tentar regulamentar as plataformas digitais, com a mudança de políticas, com o argumento de conter a rede de ódio espalhada por meio de redes sociais. Na visão dele, essa questão é a “mais fundamental” do país atualmente.