Durante o mês de junho o G24H vem mostrando diversos relatos de torturas e maus tratos nas unidades prisionais de Goiás. Casos e mais casos trazem a tona o perfil de Josimar Pires Nicolau do Nascimento, diretor-geral de Administração Penitenciária, que em um áudio divulgado recentemente no blog disse que é bancado pelo governo Caiado para ‘torturar’ e até ‘matar’ presos.
Segundo o site da da Rádio São Francisco, um preso de 37 anos teria sido atingido na cabeça por um disparo de bala de borracha no interior da Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis no último sábado (17).
“O jornalismo da Rádio São Francisco FM repercutiu a denúncia na manhã desta quarta-feira (21). O detento está recluso há 1 ano e 7 meses. A queixa indica que o disparo teria partido da arma de um policial penal e a bala de borracha atingido o crânio do preso”.
Diretor ensina a matar presos com bala de borracha
Em 2021 o jornal El País divulgou um áudio atribuído ao então coordenador da 1° Regional Prisional de Goiás, hoje promovido a diretor-geral, Josimar Pires Nicolau do Nascimento. Na gravação ele ensina como matar presos com bala de borracha e afirma que não em nada, pois é bancado pelo governo Caiado.
Recentemente a Força Tarefa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitou as unidades prisionais do Estado e comprovou que existem casos de torturas.
Após as recomendações explicitas sobre as denúncias para as autoridades goianas, Caiado (UB) organizou um evento e parabenizou o ‘torturador’ confesso: “você está de parabéns Josimar pelo trabalho nas nossas penitenciarias”, disse o governador, que fechou os olhos para as atrocidades que acontecem no tribunal paralelo, totalmente na contramão do que manda a lei no Brasil.