terça-feira , 29 abril 2025
Notícias

Fim da ditadura: governo Lula endossa pedido de democracia na Nicarágua

De nariz torcido, Lula (PT) se viu obrigado a mudar de postura e apoiar a Organização dos Estados Americanos (OEA), que aprovou nesta sexta-feira (23) uma resolução com recados duros ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e o pedido democracia.

Em tempo: ninguém tem direto de ter ditador favorito. Finalmente o governo Lula acordou. A decisão foi por consenso no plenário da organização, e o Brasil assinou a resolução.

Desde 2017 a ditadura de Daniel Ortega persegue a oposição política, proíbe protestos, atividades religiosas católicas, fechou universidades, organizações não-governamentais, organizações sociais e feministas, veículos de imprensa e matou mais de 300 civis. Os próprios aliados revolucionários de Ortega foram alvos de perseguição.

Falando aos repórteres em Roma, onde esteve em viagem oficial, depois de se encontrar com o papa Francisco, Lula disse que Ortega deveria ter “a coragem” de reconhecer que um erro havia sido cometido: libertar Rolando Alvarez, bispo católico que foi preso.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: homem é espancado até a morte em Goiânia

Homicídio Um homem foi espancado até a morte em Goiânia, na noite...

Notícias

Greve na educação: servidores cruzam os braços e prefeito Leandro Vilela foge de negociações

Greve • A rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia iniciou,...

Notícias

Indústria da multa: Mabel aproveita tragédia para encher Perimetral Norte de radares

Radar liberado • A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) iniciou...

Notícias

Ex-marido de Marussa Boldrin nega agressões e diz que separação foi causada porque ela tinha um amante

Um amante no caso • O ex-marido da deputada federal Marussa Boldrin...