quinta-feira , 22 maio 2025
Notícias

Fim da ditadura: governo Lula endossa pedido de democracia na Nicarágua

De nariz torcido, Lula (PT) se viu obrigado a mudar de postura e apoiar a Organização dos Estados Americanos (OEA), que aprovou nesta sexta-feira (23) uma resolução com recados duros ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e o pedido democracia.

Em tempo: ninguém tem direto de ter ditador favorito. Finalmente o governo Lula acordou. A decisão foi por consenso no plenário da organização, e o Brasil assinou a resolução.

Desde 2017 a ditadura de Daniel Ortega persegue a oposição política, proíbe protestos, atividades religiosas católicas, fechou universidades, organizações não-governamentais, organizações sociais e feministas, veículos de imprensa e matou mais de 300 civis. Os próprios aliados revolucionários de Ortega foram alvos de perseguição.

Falando aos repórteres em Roma, onde esteve em viagem oficial, depois de se encontrar com o papa Francisco, Lula disse que Ortega deveria ter “a coragem” de reconhecer que um erro havia sido cometido: libertar Rolando Alvarez, bispo católico que foi preso.

Artigos relacionados

Notícias

Incêndio atinge Ginásio de Esportes no Setor Campinas, em Goiânia

Estragos Um princípio de incêndio atingiu um ginásio de esportes no Setor...

Notícias

Alego suspende prorrogação de calamidade diante de superávit e suspeitas

• Erro administrativo A Assembleia Legislativa de Goiás suspendeu nesta quinta-feira (22)...

Notícias

Mesmo em “calamidade financeira”, Sandro Mabel ressuscita cartões corporativos na Prefeitura de Goiânia

Contradição • Em plena vigência de um decreto de calamidade financeira, o...