O técnico Luís Castro, líder do Brasileirão, está de saída do Botafogo. O treinador aceitou a oferta do Al Nassr, clube da Arábia Saudita, e se despedirá da equipe nesta quinta-feira no jogo contra o Magallanes-CHI, às 21h00, no Rio de Janeiro. O anúncio oficial ainda não foi feito, mas os detalhes do acordo já começaram a circular.
A proposta do Al Nassr, time de Cristiano Ronaldo, envolve um salário anual de 6 milhões de euros, livres de impostos (equivalente a R$ 31,7 milhões na cotação atual), além de uma mansão no valor de 2,5 milhões de euros (R$ 13 milhões na cotação atual) para o treinador português residir durante o período contratual.
Luís Castro foi anunciado como técnico do Botafogo em março do ano passado. Antes de chegar ao clube brasileiro, ele estava no Al Duhail, do Catar, e foi escolhido por John Textor para liderar a nova fase da equipe, que recentemente se tornou uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Uma das propostas de Castro era desenvolver e implantar um estilo de jogo próprio em todas as categorias do clube.
Em seu primeiro ano de trabalho, Luís Castro comandou o Botafogo em 41 jogos, com um registro de 17 vitórias, oito empates e 16 derrotas. A equipe terminou o Campeonato Brasileiro na 11ª colocação e conseguiu garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.
Na atual temporada, Castro dirigiu o time em 38 partidas, com 25 vitórias, seis empates e sete derrotas. Após uma campanha decepcionante no Campeonato Carioca, o treinador chegou a ser questionado em seu cargo, mas conseguiu se recuperar e deixará o clube na liderança do Brasileirão.
O Botafogo conquistou 30 pontos na competição nacional, com um impressionante aproveitamento de 83% em 12 rodadas disputadas. Foram dez vitórias, apenas duas derrotas e nenhum empate.
Foto: Vitor Silva/Botafogo