Neste domingo, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Paulo Sepúlveda Pertence, faleceu aos 85 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, e a causa do falecimento foi uma insuficiência respiratória. O velório será realizado amanhã, segunda-feira, no salão branco do STF, a partir das 10 horas.
Sepúlveda Pertence, natural de Minas Gerais, foi indicado para o Supremo em 1989 pelo então presidente da República, José Sarney. Ele ocupou a presidência da Corte entre os anos de 1995 e 1997, aposentando-se em 2007.
Antes de sua indicação ao Supremo, o ex-ministro atuou como procurador-geral da República. Em 2018, ele integrou a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a convite do advogado Cristiano Zanin.
A triste notícia foi comunicada pelos filhos de Sepúlveda, Pedro Paulo, Evandro Luiz e Eduardo José Castello Branco Pertence, que divulgaram a seguinte declaração: “Com um aperto no coração, mas cientes do caráter inexorável do destino, informamos que nosso amado pai, Sepúlveda Pertence, faleceu na madrugada deste domingo, no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado há mais de uma semana.”