sábado , 14 junho 2025
Notícias

Polícia Civil interdita asilo clandestino em Valparaíso; idosos viviam em condições insalubres, bebiam água suja, dona do asilo e familiares serão processados

A Polícia Civil, em uma ação conjunta com o Ministério Público de Goiás e a Superintendência de Vigilância em Saúde, desmantelou um lar clandestino para idosos na cidade de Valparaíso de Goiás. O local, que operava sem o devido cumprimento dos requisitos legais, foi interditado nesta quarta-feira (5).

No interior do lar clandestino, foram encontradas seis mulheres, com idades entre 40 e 60 anos, que apresentavam transtornos mentais e faziam uso de medicamentos controlados. Essas mulheres estavam sob os cuidados de uma responsável que recebia pagamento das famílias para prestar assistência e administrar a medicação necessária.

Durante a inspeção, foi constatado que o local encontrava-se em condições insalubres e carente de soluções básicas. A água consumida pelas internas era proveniente de um poço sujo. Além disso, foram encontrados recipientes contendo bitucas de cigarro e água que supostamente seria destinada ao cachorro.

Considerando a delicada situação das pacientes, elas receberam atendimento médico adequado e, posteriormente, foram entregues aos seus familiares. A responsável pelo lar clandestino será investigada e responderá pelo crime de fornecer mercadoria (água e alimentos) em condições impróprias para o consumo. Além disso, ela também será acusada de infringir o artigo 90 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que trata do abandono de pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou similares. Os familiares que contrataram o serviço de asilamento também serão responsabilizados, uma vez que a Lei nº 10.216/2001 proíbe a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições sem os recursos adequados.

Artigos relacionados

Notícias

Saiba como é o bunker onde estão a vice-prefeita de Goiânia e secretários de Caiado em Israel

• Latada A vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira (Avante), dois secretários do...

Notícias

Sociólogo alerta: Gustavo Mendanha pode estar indo direto para a boca do jacaré…

• Apoio rompido De acordo com um sociólogo especialista em política goiana,...

Notícias

Entenda o que a vice-prefeita de Goiânia e dois secretários de Caiado fazem em Israel em meio a ataque ao Irã

• Lugar errado, hora errada Na madrugada desta sexta-feira (13), a vice-prefeita...

Notícias

Enfermeiras morrem em acidente com ambulância na BR-364, em Portelândia

Trânsito Duas enfermeiras morreram na tarde desta quinta-feira (12) em um acidente...